terça-feira, 16 de junho de 2009

A Torre de Ferro Eiffel

Com 324 metros de altura, o equivalente a um prédio de pouco mais de 90 andares,não há como ignorar um dos monumentos mais famosos do mundo: a Torre Eiffel.Por ano,cerca de 6 milhões de pessoas visitam esse marco frânces,construído pelo engenheiro Gustave Eiffel e inaugurado em 1889, em Paris, na comemoração do centenário da Revolução Francesa. Apesar de sua estrutura colossal, a Torre Eiffel foi construída apenas para exibição Universal em 1889 e seria demolida logo depois. Mas o seu uso para estudos metereológicos e também o bom senso dos parisienses evitaram que esse crime contra a história fosse cometido.Ainda bem! Porque a Torre foi palco do primeiro voo controlado da história,protagonizado pelo brasileiro Santos Dumont em 19 de outubro de 1901.
Com o dirigível nº06,ele realizou um circuito ao redor da Torre Eiffel.E foi na mesma Paris que,cinco anos depois,Dumont fez o voo histórico a bordo do avião 14 Bis. Diante de centenas de testemunhas,ás 16h45 do dia 12 de novembro de 1906,ele passou o leme para a parte de trás da aeronave,dando um imneso e definitivo salto tecnológico.
Dumont percorreu 220 metros em 21,2 segundos e ficou 6 metros acima do chão.Foi o primeiro voo registrado oficialmente no mundo.
Neste ano de 2009 até o dia 15 de novembro o Brasil com suas principais cidades será palco de eventos para celebrar o ano da França no Brasil.Será realizado manifestações itinerantes e alguns eventos populares,com o objetivo de apresentar a diversidade cultural,artística,intelectual,científica,entre outros,da França e consolidar a presença francesa no Brasil.
Programação Prevista em São Paulo:
2/5 a 15/11/2009 - momento monumento em São Paulo-Um prédio de 25 andares no centro de São Paulo,será ocupado legalmente por um centro cultural temporário com manifestações populares e oficinas com vários artistas durante três momentos do Ano da França:na virada cultural em 14 de julho e no último mês.
05/6 a30/06/2009-Station Brésil -Uma reunião de músicos brasilewiros e franceses que viajarão pelas cidades de São Paulo,Rio de Janeiro,Brasília,Salvador e São Luís.Será um longo concerto com nomes consagrados como Tom Zé e vários DJs.Tudo será filmado e transformado num documentário sobre o convívio entre franceses e brasileiros.
17 a 23/06 - Passion São Paulo Fashion Week -O evento vai homenagear a moda e cultura francesa e suas influências sobre a criação brasileira,com desfiles de jovens estilistas franceses,seminários e exposições.
17/09 a 22/11 - Henri Cartier -Bresson - A exposição que acontece em São Paulo e Porto Alegre,contará com cerca de 130 das melhores obras de Henri Cartier Bresson,famoso fotográfo francês,considerado por muitos o pai do fotojornalismo.Haverá debates e exposições paralelas com trabalhos de fotógrafos que atuaram nas revistas O Cruzeiro e Realidade.
27 a 31/09 - Concerto Lenine e Orquestra National D'Ile de France- A música une França e Brasil neste projeto que envolve um músico brasileiro,uma orquestra francesa de excelência e um coral de 100 jovens franceses,previsto para acontecer em São Paulo e no Recife.
15/11/2009 - Grande Concerto de Encerramento em São Paulo- Participação do evento Gilberto Gil, Salif Keita, DJs Laurent Garnier e Marky, Lenine, Vanessa da Mata, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode gostar

Related Posts with Thumbnails